ASSISTED HATCHING

Os óvulos e os embriões são envoltos por uma capa protetora, denominada zona pelúcida. Para conseguir se implantar no útero, em uma determinada fase de desenvolvimento, o embrião precisa quebrar esta casca (hatching natural), se libertando dela para poder se fixar no útero.

Em alguns casos, os embriões não conseguem realizar esse processo sozinho, como, por exemplo, pacientes que tiveram diversos resultados negativos para gravidez com as técnicas de reprodução assistida, aquelas que descongelaram seus embriões excedentes que podem apresentar endurecimento da zona pelúcida dificultando seu rompimento, pacientes com idade ≥ 37 anos que habitualmente costumam apresentar embriões com a zona pelúcida mais espessada que o normal.

Nesses casos, a tecnologia vem em auxílio para ajudar no sucesso do tratamento e realização do sonho de formar uma família. O Assisted Hatching é uma técnica na qual se faz uma pequena abertura na zona pelúcida do embrião para facilitar a sua eclosão e conseqüente fixação no útero. Desta forma, um embrião que poderia apresentar dificuldade para realizar o hatching natural, tem esta barreira eliminada, ou seja, o laser faz isso por ele, aumentando as taxas de gestação.

Assisted Hatching é realizado em geral no terceiro dia de cultura in vitro (quando o embrião possui aproximadamente oito células) e pode ser realizado através de algumas técnicas:

  • Partial zone dissection (PZD): dissecção parcial da zona pelúcida através de uma micropipeta

  • Zone drilling: abertura química da zona pelúcida pela digestão parcial da mesma com ácido Tyrode’s

  • Abertura puntiforme da zona pelúcida com laser (equipamento acoplado ao microscópio de micromanipulação e possui disparo com intensidade definida e regulável)

Dentre todas as técnicas de Assisted Hatching, o laser é a mais rápida e menos agressiva, pois o embrião permanece menos tempo fora das suas condições ideais de cultivo, melhorando assim, as chances de sucesso em gravidez nos ciclos de fertilização in vitro.

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS