Tríplice Bacteriana Acelular do Adulto (dTpa) - difteria/ tétano/ coqueluche

Indicação: Proteção contra a difteria, tétano e coqueluche.

Quem pode se vacinar: Crianças a partir de 4 anos, adolescentes, adultos e idosos.

Contraindicações: Hipersensibilidade aos componentes da vacina (anafilaxia), encefalopatia dentro de 7 dias após vacinação seguindo a imunização prévia de vacina com o componente pertussis (coqueluche).

Esquema de doses:
Crianças a partir de 4 anos de idade e adultos não vacinados com DTP, DTPa, dTpa ou dT ou com histórico vacinal desconhecido: três doses com intervalo de dois meses entre elas, sendo uma dose de dTpa (ou dTpa-VIP) e as seguintes com dT. A partir daí, reforços a cada 10 anos com dTpa ou dTpa-VIP. Na impossbilidade da vacina dT, todo o esquema pode ser feito com dTpa o dTpa-VIP.
Crianças a partir de 4 anos e adultos com esquema vacinal incompleto: completar o esquema com uma ou duas doses, sendo uma só dose com dTpa ou dTpa-VIP e as demais com dT. Na impossbilidade da vacina dT, todo o esquema pode ser feito com dTpa o dTpa-VIP.
Crianças a partir de 4 anos e adultos com esquema primário de três doses completo: reforços de 10 em 10 anos com uma dose de dTpa ou dTpa-VIP.
Gestantes: é recomendada uma dose em toda gestação, a partir da 20ª semana, preferencialmente entre a 27ª e a 32ª semana. Na impossibilidade de vacinação da gestante com a dTpa, pode ser utilizada a dTpa-VIP.

Eventos Adversos: Febre, dor e vermelhidão local.

Via de aplicação: Intramuscular.

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS