INSTRUÇÕES DE COLETA

Horários de coleta e entrega de material:

Horário de coleta de segunda à sexta: 06h00 às 15h00

Horário de coleta aos sábados: 06h00 às 10:00h

Entrega de urina de segunda à sexta: até às 11h00

Entrega de fezes de segunda à sexta: até às 15h00

Entrega de fezes e urina aos sábados: até às 10h00

Teste de estímulo, tolerância a lactose e glúten são realizados apenas de segunda à sexta.

Informações Importantes:

Os exames de laboratório visam estudar os componentes do organismo nas condições habituais de vida da pessoa. Mudanças radicais de dieta, ingestão alcoólica, exercícios, sono e outros na véspera de exames de laboratório podem prejudicar a interpretação dos mesmos.

Procure fazer seus exames de forma metódica, de preferência sempre no mesmo laboratório e horário, com a mesma dieta e hábitos pessoais. Assim a variação será menor.

Informe ao laboratório todos os medicamentos que usa, mesmo os mais banais e vendidos sem receita.

Jejum

Jejum para exames de laboratório significa que a pessoa deve ficar sem ingerir alimentos de qualquer tipo durante um número de horas antes da coleta (determinado de acordo com cada exame). É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo.

Só o seu médico pode suspender medicações.

Jejum obrigatório de 12 Horas:

Apolipoproteínas, Colesterol Fracionado, Gastrina, Glucagon, HDL Colesterol, Lipoproteína(a), Peptídeo C, Perfil Lipídico, Testes de Tolerância à Glicose, Triglicerídeos

CASOS ESPECIAIS

  • Triglicérides (Jejum)
    • 3 horas (crianças até 1 ano de idade)
    • 6 horas (crianças acima de 1 ano até 5 anos de idade)
    • 12 horas (crianças acima de 5 anos de idade)

Jejum obrigatório de 8 Horas:

Ácido Fólico, Ácido Úrico, Aldolase, Amilase, Aminoácidos, Androstenediona, Antitrombina III, Cálcio, Calcitonina, Catecolaminas, Ferro e Capacidade de Ligação, Fosfatases, Fósforo, gGT, Glicose em Jejum, IGF-1, hGH – Hormônio do Crescimento, Insulina, Paratormônio, Prolactina, Proteína C, Proteína S, Transferrina, VDRL.

Jejum desejável de 8 horas:

Creatinina, PSA, Osmolalidade, exames sorológicos e de coagulação (PT e PTTa) em geral.

Demais exames:

Consultar o laboratório.

Coleta de urina 24H:

Instruir o paciente para iniciar a coleta pela manhã, desprezando a 1ª urina, após desprezar a primeira urina, a próxima será coletada e anotada o horário de início, a partir desta, toda e qualquer urina deve ser coletada, armazenando-a em geladeira até completar às 24h, sem perda de nenhuma amostra. (Ex. Se o paciente começar a coletar às 8:00 da manhã, coletará até 8:00 da manhã do outro dia).

OBS: Existem dezenas de exames realizados em urina de 24h, portanto, antes da coleta de qualquer um destes exames, solicitar ao laboratório instruções precisas para cada exame específico.

Coleta de cultura de urina:

Após limpeza (assepsia) da genitália com bastante água, secar com papel toalha (ou toalha limpa), desprezar o primeiro jato urinário e coletar o jato médio em frasco estéril (fornecido pelo laboratório). Enviar ao laboratório no prazo máximo de 1 hora, do contrário, colocar em geladeira até a entrega do material.

Exame Parasitológico comum (EPF):

Se o paciente não estiver apresentando diarréia, a amostra pode ser coletada em qualquer horário e conservada em geladeira até a sua entrega no laboratório. Se a solicitação for pesquisa de larvas ou Baermann, as fezes devem ser recentes, não devem ser refrigeradas.

Exame Parasitológico com conservante (MIF):

Coletar como o exame parasitológico comum, uma amostra de cada defecação, de cada dia diferente, por frasco. após colocar as fezes no frasco, fechar bem e agitar para dissolver as fezes no líquido conservante.

Cultura de fezes ou coprocultura:

Coletar como o exame parasitológico de fezes, porém, enviar imediatamente ao laboratório e não conservar em geladeira.

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS