O CORONAVÍRUS 2019

O Coronavírus 2019 (Sars-CoV-2) foi identificado pela primeira vez durante um surto de doenças respiratórias na cidade de Wuhan, China. É um  novo vírus da família Coronaviridae, que causa doenças respiratórias altamente contagiosas em humanos e que pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas de saliva, espirros, tosse, seguido de contato com a boca, nariz e olhos, ou objetos e superfícies contaminados.

Os principais sintomas da COVID-19 são febre, tosse seca, cansaço e, em casos mais graves, dificuldade para respirar. É importante saber que o Coronavírus afeta as pessoas de diferentes maneiras, sendo que a maioria das pessoas apresentarão sintomas leves a moderados, que não precisarão de hospitalização.

Um dos grandes aliados na luta contra o vírus são os testes para diagnosticar a doença e auxiliar nas medidas de proteção. Saiba quais são os principais e procure um médico ou equipe de saúde, caso você ou um familiar, precise fazer algum deles.

 

TIPOS DE TESTES PARA COVID-19

  • Testes sorológicos (Testes rápidos, quimioluminescência, ELISA) que vão detectar os anticorpos IGG/IGM, IGA.
  • RT-PCR (reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa) que vai detectar o RNA do vírus. Esse teste tem função diagnóstica e é definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como padrão ouro.

 

EM QUE PERÍODO O EXAME DEVE SER FEITO?

  • Testes sorológicos: são recomendados a partir do oitavo dia do início dos sintomas ou contato com caso suspeito ou confirmado. O material coletado é o sangue
  • RT PCR: Recomendado fazer do terceiro ao sétimo dia após o início dos sintomas. Os materiais coletados são as secreções de nasofaringe e orofaringe.

Mais informações sobre os testes acesse o documento oficial da Anvisa: http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/Perguntas+e+respostas+-+testes+para+Covid-19.pdf/9fe182c3-859b-475f-ac9f-7d2a758e48e7

 

PRAZOS PARA LIBERAÇÃO DE LAUDOS

  • Teste rápido: Em até uma (01) hora a partir da coleta.
  • RT PCR: De vinte e quatro (24) a quarenta e oito (48) horas.
  • Demais testes sorológicos: Em até vinte e quatro (24) horas da realização da coleta.

 

Fontes: Guia de vigilância Epidemiológica

             ANVISA

           Organização Mundial de sáude (OMS)

ACESSE NOSSAS REDES SOCIAIS